Filme de 1940 de Victor Schertzinger
Road to Singapore é um filme de comédia semi- musical estadunidense de 1940, dirigido por Victor Schertzinger e estrelado por Bing Crosby , Dorothy Lamour e Bob Hope . Baseado em uma história de Harry Hervey , o filme é sobre dois playboys tentando evitar romances na ilha fictícia de Kaigoon, onde eles conhecem uma linda mulher. Distribuído pela Paramount Pictures , o filme marcou a estreia da longa e popular série de filmes " Road to... " destacando o trio, sete no total. O elenco de apoio conta com Charles Coburn , Anthony Quinn e Jerry Colonna .
Trama

Josh Mallon ( Bing Crosby ) e Ace Lannigan ( Bob Hope ) são melhores amigos e trabalham no mesmo navio. Quando seu navio retorna aos EUA após uma longa viagem, eles veem todos os outros marinheiros sendo maltratados por suas esposas e namoradas, e os dois amigos prometem nunca mais se envolver com mulheres. Infelizmente, esse voto é testado quase imediatamente. Primeiro, Ace é confrontado pela família de uma ex-amante, Cherry, que insiste que ele se case com ela. Então Josh, que é filho de um rico magnata da navegação ( Charles Coburn ), tem que se defender de sua noiva, Gloria ( Judith Barrett ), e dos desejos de seu pai de que ele se estabeleça e assuma os negócios da família. As coisas pioram quando Josh e Ace são pegos pescando e chegam atrasados para uma festa para comemorar o noivado de Josh. O irmão bêbado e hostil de Gloria começa uma briga e um repórter tira fotos que causam um escândalo. Josh e Ace fogem para o Havaí e depois seguem para Cingapura.
No entanto, a dupla só chega até a ilha fictícia de Kaigoon (localizada perto de Bali ) antes que seu dinheiro acabe. Eles resgatam Mima ( Dorothy Lamour ), uma mulher local (mas não nativa), de seu parceiro de dança abusivo, Caesar ( Anthony Quinn ), e ela se muda para sua cabana. Logo Mima está comandando a vida dos dois homens, para seu desgosto. O trio tenta ganhar dinheiro de várias maneiras diferentes, incluindo tentar vender um removedor de manchas que é tão ruim que dissolve roupas.
Quando o pai de Josh finalmente localiza seu filho rebelde, ele e Gloria voam para trazer Josh de volta para enfrentar suas responsabilidades. O ressentido Caesar os leva para onde Ace, Josh e Mima estão aproveitando um banquete local. A essa altura, Josh e Ace se apaixonaram por Mima. Ela fica de coração partido ao saber que Gloria é a noiva de Josh.
Ace pede Mima em casamento, mas antes que ela possa aceitar, Josh retorna. Os dois amigos quase entram em conflito por Mima, mas então decidem que ela deve escolher entre eles. Mima escolhe Ace. Josh embarca em um transatlântico com Gloria e seu pai.
Enquanto isso, Caesar informa a polícia local que Ace está na ilha ilegalmente. Ace é preso quando não consegue apresentar um passaporte, mas consegue escapar. Ele e Mima fogem a bordo de um navio, mas Ace percebe que Mima realmente ama Josh.
Quando o navio de Josh atraca em um porto tropical, um passageiro reclama de um terrível removedor de manchas que desintegrou seu paletó. Josh percebe que Ace e Mima devem estar na ilha. Quando os encontra, Ace diz ao seu melhor amigo que Mima realmente o ama.
Piadas recorrentes
A série de filmes " Road to … " teve várias piadas recorrentes que apareceram em quase todos os filmes. A maioria delas se originou em Road to Singapore . Elas incluem:
- Pat-a-cake – Ace e Josh brincam de patty-cake como distração antes de começarem uma briga que os permite escapar
- Referências à cintura de Bing (neste filme, o próprio Crosby zomba de seu "pneu sobressalente")
- Truques de confiança – os dois personagens principais geralmente são vigaristas, embora neste filme não seja sua profissão inicial
Elenco
- Bing Crosby como Josh Mallon V
- Dorothy Lamour como Mima
- Bob Hope como Ace Lannigan
- Charles Coburn como Joshua Mallon IV
- Judith Barrett como Glória Wycott
- Anthony Quinn como César
- Jerry Colonna como Aquiles Bombanassa
- Johnny Arthur como Timothy Willow
- Pierre Watkin como Morgan Wycott
- Gaylord Pendleton como Gordon Wycott
- Miles Mander como Sir Malcolm Drake
- Pedro Regas como Zato
- Greta Granstedt como Babe
- Edward Gargan como Bill
- John Kelly como Marinheiro
- Kitty Kelly como esposa do marinheiro
- Roger Gray como Pai
- Monte Blue como Sumo Sacerdote
- Harry C. Bradley como Secretário
- Cyril Ring como Oficial do Navio
- Richard Tucker como Oficial do Navio
- Jack Pepper como Colunista
- Arthur Q. Bryan como Barman
- Robert Emmett O'Connor como Oficial de Imigração Nativa
- Belle Mitchell como lojista nativa
- Fred Malatesta como policial nativo
- Elvia Allman como Garota Caseira
- Bobby Barber como Homem [2]
- Devi Dja como garota nativa (não creditada)
Produção


De acordo com o biógrafo de Hope, Raymond Strait, o projeto que se tornou Road to Singapore foi oferecido primeiro a Fred MacMurray e Jack Oakie (sob o título provisório de Road to Mandalay ), e depois que eles recusaram, a George Burns e Gracie Allen (como Beach of Dreams ), com um segundo protagonista masculino a ser determinado. Eles também recusaram. (Burns é citado dizendo que Gracie "achou a coisa toda boba.") Nesse ponto, a Paramount decidiu juntar Crosby com Hope, aproveitando sua rivalidade amigável em seus programas de rádio, [3] e para aproveitar a popularidade de Lamour na tela, que já havia feito vários filmes lucrativos com o tema "Mares do Sul". Crosby e Hope haviam aparecido recentemente ao vivo juntos em Del Mar (pista de corrida de Crosby) antes, surpreendendo os espectadores com a facilidade com que trabalhavam juntos, mas seu público não percebeu que eles haviam se apresentado brevemente juntos no palco de vaudeville anos antes, aprendendo algumas rotinas.
Embora o roteiro de Road to Singapore tenha sido escrito pelos renomados roteiristas Frank Butler e Don Hartman e dirigido por Victor Schertzinger , parte do material foi improvisado por Hope e Crosby ou contribuído secretamente por suas próprias equipes de roteiristas (incluindo Sid Kuller e Ray Golden).
As filmagens começaram em Hollywood em 2 de outubro de 1939 e continuaram até dezembro. As cenas na selva foram filmadas no Los Angeles County Arboretum . [4]
Esta foi a única parcela da série em que Hope foi faturada em terceiro lugar, sob Dorothy Lamour. Depois deste filme, a ordem de faturamento permaneceu Bing Crosby, Bob Hope e Dorothy Lamour até The Road to Hong Kong mais de duas décadas depois, em que Lamour foi substituída por Joan Collins e relegada a um papel menor quando Crosby insistiu em uma protagonista mais jovem . Hope lutou para colocá-la no filme, embora em uma capacidade reduzida. [5]
Recepção

Road to Singapore estreou em 13 de março de 1940, no Paramount Theatre , na cidade de Nova York. A orquestra de Tommy Dorsey (com Frank Sinatra ) destacou o show de palco que o acompanhou. [6]
O filme foi um sucesso de bilheteria imediato, ajudado em grande medida pelas boas críticas e pela promoção de Hope em seu programa de rádio semanal . O filme foi colocado em 17º lugar na lista dos filmes de maior bilheteria dos anos 1940 nos Estados Unidos.
Uma crítica na Variety escreveu: "Grande parte do humor é maluco e sem sentido, mas se torna palatável na forma de apresentação pela equipe Crosby-Hope e pela direção de Victor Schertizinger." [7] Harrison's Reports escreveu que a história fazia "pouco sentido", mas que isso "não importa muito, pois as qualidades divertidas do filme são as piadas, as canções e as palhaçadas por parte de Bing Crosby e Bob Hope", que foram chamados de "excelentes como uma equipe." [8] Film Daily concordou, relatando que "Bing e Bob formam uma ótima equipe, com um grande pacote de risadas resultante." [9] John Mosher, do The New Yorker, achou o filme trivial, mas escreveu que ele "passeia tão facilmente quanto qualquer uma das coleções" de comédias em cartaz naquela semana. [10] Frank S. Nugent, do The New York Times, escreveu uma crítica negativa divergente, dizendo que o filme desperdiçou suas possibilidades. Ele metaforicamente chamou a estrada de “calçada com boas intenções”, mas “completamente irregular demais para uso regular”. [11]
Trilha sonora

- "Capitão Custard" ( Johnny Burke e Victor Schertzinger ) de Bob Hope e Bing Crosby
- "A Lua e o Salgueiro" (Burke e Schertzinger) de Dorothy Lamour
- "Sweet Potato Piper" (Burke e James V. Monaco ) por Bing Crosby, Dorothy Lamour e Bob Hope
- "Too Romantic" (Burke e Monaco) de Bing Crosby e Dorothy Lamour
- "Kaigoon" (Burke e Monaco) pelo coro (com letras em esperanto )
Bing Crosby gravou três das canções para a Decca Records . [12] "Too Romantic" foi um grande sucesso, alcançando a posição nº 3 nas paradas durante uma estadia de 12 semanas. "Sweet Potato Piper" também alcançou o top 20. [13] As canções de Crosby também foram incluídas na série Hollywood de Bing .
Referências
- ^ "Quais filmes de cinema renderam mais dinheiro desde 1914?". The Argus . Melbourne. 4 de março de 1944. p. 3 Suplemento: The Argus Weekend magazine . Recuperado em 6 de agosto de 2012 – via National Library of Australia.
- ^ Reynolds, Fred (1986). Estrada para Hollywood . Gateshead, Reino Unido: John Joyce. pág. 101.
- ^ Green, Stanley (1999) Hollywood Musicals Year by Year (2ª ed.), pub. Hal Leonard Corporation ISBN 0-634-00765-3 página 95
- ^ Macfarlane, Malcolm. "Bing Crosby – Day by Day". Revista BING . Clube Internacional Crosby . Recuperado em 1 de janeiro de 2016 .
- ^ p.198 Lamour, Dorothy & McInnes Meu lado da estrada Prentice-Hall 1980
- ^ Rainho, Manny (março de 2015). "Este mês na história do cinema". Classic Images (477): 26, 28.
- ^ "Road to Singapore". Variedade . Nova York: Variety, Inc. 28 de fevereiro de 1940. p. 16.
- ^ ""The Road to Singapore", com Bing Crosby, Bob Hope e Dorothy Lamour". Harrison's Reports : 39. 9 de março de 1940.
- ^ "Reviews of New Films". Film Daily . Nova York: Wid's Films and Film Folk, Inc.: 8 26 de fevereiro de 1940.
- ^ Mosher, John (16 de março de 1940). "The Current Cinema". The New Yorker . Nova York: FR Publishing Corp. p. 103.
- ^ Nugent, Frank S. (14 de março de 1940). "Crítica de filme – Road to Singapore". The New York Times . Recuperado em 27 de novembro de 2015 .
- ^ "Uma Discografia de Bing Crosby". Uma Discografia de Bing Crosby . Recuperado em 30 de dezembro de 2015 .
- ^ Whitburn, Joel (1986). Pop Memories 1890-1954 . Wisconsin, EUA: Record Research Inc. p. 107. ISBN0-89820-083-0.
- Leitura adicional
- Strait, Raymond (2003). Bob Hope: Um Tributo . Nova Iorque: Pinnacle Books, ISBN 0-7860-0606-4 .
Links externos
- Estrada para Singapura na IMDb
- Estrada para Singapura no AllMovie
- Estrada para Singapura no TCM Movie Database
- Estrada para Singapura no catálogo de longas-metragens da AFI
Obtido em "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Estrada_para_Singapura&oldid=1250390024"